“Eu já tinha visto coisas ruins, mas a situação dele foi a pior que já na vida”. Assim relata a cuidadora Katie McMahon, do abrigo Camp Cocker Rescue, nos Estados Unidos, momentos depois de receber um cachorrinho da raça Cocker Spaniel resgatado das ruas.
Ele estava com a pelagem completamente emaranhada e rígida, semelhante a uma protuberância que o impedia até de se mover direito.
O pobre garoto precisava de ajuda com urgência.
Naquele mesmo dia, o cãozinho, batizado de ‘Bazel’, passou por uma tosa completa que removeu mais de 2 kg de pelo emaranhado, sujo e cheio de doenças e parasitas.
A aparência de Bazel foi transformada, mas sua jornada estava apenas começando.
“Ele continua um pouco nervoso, mas é um cãozinho comum que adora fazer coisas comuns de cães”, disse Katie. “Eu quero tocar ele, e beijar ele, e abraçar ele, mas ele ainda não está pronto. Mais algumas semanas de adaptação serão necessárias”.
As semanas viraram meses e a pelagem de Bazel cresceu, bem como sua confiança e amor nos voluntários do abrigo da Camp Rocker.
Com a devida paciência, todos assistiram o cãozinho ficar mais tranquilo, amigável e feliz com os seres humanos ao seu redor, superando os traumas que sofreu quando vivia em situação de rua.
“Ele melhorou muito rápido. Logo, já não era mais aquele cachorrinho resgatado com o corpo emaranhado de pelos”, disse Katie.
Bazel ficou lindo!
Nove meses depois, o cachorrinho Cocker Spaniel foi adotado por uma nova família e agora está com a pelagem perfeita.
É um privilégio poder ter um cãozinho como este em casa… Brincalhão, disposto e hiperativo. Quase uma criança!