
Um novo tipo de resgate
Abrigos e ONGs que resgatam e cuidam de cães e gatos são super comuns e cada vez mais surgem locais assim, mas um grupo de voluntários vieram pra mostrar um novo tipo de resgate, criaram um santuário de cabras e fazem tudo pelo bem estar delas. Todos trabalham de maneira voluntária, não recebm nada pra isso, o único objetivo é receber, cuidar, tratar e amar, cabras e ovelhas que foram abusadas, que sofreram algum acidente, estavam perdidas ou estão enfrentando a fase terminal de alguma doença e foram abandonadas.
Leia também: Desconhecidos fazem vaquinha para idoso que acolheu 28 cachorrinhos de rua em plena pandemia
“Nós não fazemos nenhum tipo de produção de material como leite ou lã por aqui, assim como também não permitimos o cruzamento dos animais sob nossos cuidados, tampouco cuidamos de outros animais, cabras e ovelhas são nosso foco em qualquer situação que esses estejam, incluindo doenças terminais e defienciências mentais. Muitas lugares já cuidam desses outros animais, mas cabras e ovelhas quando param de produzir, muitas vezes são largadas a própria sorte e esse é o nosso foco”, conta uma das voluntárias do local.
O espaço é grande, com muita área verde pra que eles possam correr e brincar livres, sempre tem comida, água fresca e muito feno, o que vira uma caminha macia pros nossos resgatados. Muitos desses animais passaram uma vida inteira presos em pequenos cercados, como poucas horas livres para caminharem, tendo como único objetivo, produzir coisas para servirem aos humanos.
Leia também: Cadelinha chihuahua busca ajuda para seu dono idoso que sofreu derrame em casa e salva sua vida
“Além de todos os cuidados que fornecemos, também temos um projeto de leitura, recebemos crianças do 2º ano e do 3º ano e tão logo seus hábitos de leitura estejam bons, elas podem ser voluntárias para lerem histórias pros nossos animais.”
Por incrível que pareça, esse é o momento mais disputado do local, crianças e animas reunidas e sim, as cabras e ovelhas ficam atentas a tudo que elas contam.
Pode acontecer também que no meio da hora da leitura, alguns animais queiram apenas brincar também, e tá tudo certo sobre isso.
Depois da leitura, chega a hora do jantar, outro momento que os animais curtem bastante também. Alguns animais, quando chegam, precisam ser separados pra evitarmos que briguem, mas logo, todos já estão comendo juntos.
Depois, vamos separando os que podem ficar nas baias, os que precisam ficar sozinhos por uma questão de saúde e os que ainda necessitam de cuidados mais intensos, voltam pro centro de tratamento pra no dia seguinte terem disposição pra correr e participarem da sessões de leitura.
Leia também: Policiais resgatam cadelinha que sobreviveu a tiros com arma de chumbinho e foi deixada em vala
“Muita gente pergunta como é trabalho e o que é preciso pra realizá-lo, eu só respondo que é necessário amar e mais nada”, finaliza um voluntário do local.