Mert Akkök, um homem da Turquia, se dedica a mudar a vida de animais que não têm para onde ir. Ele decidiu transformar sua fazenda em uma espécie de abrigo particular para animais necessitados, onde eles recebem todo o amor e cuidado de que precisam.
Mas se você acha que esse homem amante dos animais só ajuda cães e gatos sem-teto, terá uma surpresa, pois em seu santuário também podemos encontrar outros animais incomuns. Além de ter mais de 20 cães resgatados e vários gatos, Mert tem várias cabras, burros, pássaros, cavalos, gansos e até 46 gaivotas deficientes em sua fazenda.
Veja também Homem ajuda família ucraniana a encontrar refúgio para que não precisem abandonar seu cachorrinho
A fazenda que se tornou um santuário de animais está localizada em uma cidade perto de Istambul. Mert sempre foi uma pessoa compassiva com os animais, por isso desde muito jovem se dedicou a ajudar os animais sem-teto.
Muitos dos animais que estão na fazenda são encontrados nas ruas ou arredores da cidade de Istambul, já que estão abandonados. Na Turquia, o governo tem uma lei que proíbe animais de rua de serem sacrificados ou colocados em abrigos pelo resto de suas vidas.
Veja também Vira-lata caramelo destrói o consultório da veterinária após descobrir que foi castrado
Assim, a administração de cada cidade se encarrega de castrá-los e vaciná-los, mas depois eles são devolvidos às ruas para continuar suas vidas. Por causa disso, você pode ver muitos animais sem-teto, a maioria deles cães e gatos vagando por diferentes partes da cidade.
Alguns desses animais são jogados na periferia da cidade, tendo muita dificuldade em sobreviver aos obstáculos que surgem em seu caminho.
De acordo com Mert, existem muitas pessoas como ele que ajudam esses tipos de animais, ou pelo menos tentam levar comida para eles. Às vezes, cada um faz isso individualmente, ou em algumas ocasiões eles formam vários grupos de voluntários.
É assim que ele encontra os animais que resgata, pois leva para casa os animais que vê em situação difícil e com necessidade urgente de ajuda.
Veja também Cachorrinha fofa que adora receber carinho espera por adotantes em abrigo há mais de 7 anos
Embora seu objetivo seja recuperá-los e tentar encontrar um lar adequado para eles, alguns permanecerão na fazenda se ninguém decidir adotá-los. Além disso, se houver um possível adotante, Mert estudará muito bem seu histórico, pois deve verificar se é uma pessoa idônea e responsável.
Mert disse: “Agora eles são como meus filhos. Só posso dá-los a pessoas decentes e boas que possam cuidar muito bem deles. Então os leitores, se quiserem, podem entrar em contato comigo no Instagram.”
Embora cuidar de tantos animais exija muita dedicação, o homem garantiu que não recebe nenhum tipo de ajuda ou doação para sua causa. Mas ele deixa claro que não é o principal em sua vida, pois tem uma pequena empresa de consultoria à qual dedica grande parte de seu tempo.
“Sou uma pessoa ocupada. Mas nas vezes em que não estou trabalhando, passo meu tempo ajudando esses animais sem-teto.”
Antes de adquirir a fazenda, o homem morava na cidade e costumava visitar diversos lugares para ajudar os animais, principalmente nos finais de semana. No entanto, ele começou a adotar alguns deles e quando percebeu que já tinha cinco, decidiu se mudar para a fazenda.
Aos poucos, os animais chegaram à fazenda, cães carentes, gatos, gaivotas, e ele até adotou um cavalo cego.
Mert tem funcionários que cuidam dos animais quando ele não está lá. Felizmente ele tem boas condições económicas para manter o abrigo.