Ulrico Grech-Cumbo e sua equipe estavam filmando a grande migração de gnus no Maasai Mara do Quênia, quando encontraram um pequeno grupo de três leoas e seus filhotes.
Os leões estavam alegremente descansando ao sol e a equipe decidiu que era o momento perfeito para capturar a família em seu habitat natural. Mas uma das leoas tinha outros planos.
“Os leões são noturnos, o que significa que geralmente são mais ativos e assertivos durante a noite; durante o dia, ficam letárgicos por horas a fio”, disse Ulrico Grech-Cumbo, CEO do Habitat XR, um estúdio que cria experiências imersivas na natureza, ao The Dodo. “Pesamos se o benefício de filmar leões dormindo valia o risco – e decidimos que valia.”
A equipe colocou uma câmera de realidade virtual de 360 graus e equipamento de gravação de som perto do grupo de gatos selvagens, que pareceram mostrar pouco interesse relativamente a isso. Confiantes de que haviam passado despercebidos, a equipe de filmagem deu ré no caminhão. Mas eles logo perceberam que estavam muito errados ao pensar que algo iria escapar das vistas de uma leoa.
“Em segundos, a fêmea alfa notou o objeto de aparência estranha e levantou a cabeça”, disse Grech-Cumbo. “Ela se levantou e aproximou-se da câmera com cautela, assim como sua irmã em apoio. Tendo já visto leões investigando nossas câmeras em outras ocasiões, meu corpo foi imediatamente tomado de pavor.”
A Leoa começou a remexer na base do tripé e Grech-Cumbo sabia que o equipamento ficaria em problemas.
“Os Leões são naturalmente curiosos e possessivos, e assim que percebem que podem roubar algo que alguém ou outra pessoa deseja, geralmente o fazem”, disse Grech-Cumbo. “Finalmente começamos a nos aproximar, mas, ao fazê-lo, invocamos seus instintos e ela se comprometeu com o roubo!”
A leoa afundou os dentes na câmera e começou a arrastá-la para longe enquanto o pessoal a perseguia. “Meu coração afundou quando assistimos 10.000 dólares em equipamentos sendo transportados pelos matagais”, disse Grech-Cumbo.
Após perseguir leoa através dos arbustos, Grech-Cumbo percebeu que ela estava brincando deliberadamente com eles.
“Percebemos que elas chegariam à nossa frente, depois se abaixariam e depois iriam realmente esperar que a gente as alcançasse, para partirem novamente”, disse Grech-Cumbo. “Elas fizeram isso três vezes antes de percebermos que era um jogo para elas”.
Você pode assistir a perseguição aqui:
Quanto mais a equipe de filmagem seguia de perto a leoa, mais ela corria, causando danos à delicada câmera. Quando a leoa finalmente se cansou do jogo, a equipe de filmagem encontrou seus equipamentos em pedaços.
“Nossas câmeras de 360 graus são compostas por 10 lentes individuais, a maioria das quais foi rachada, se não arranhada além de qualquer possibilidade de reparo”, disse Grech-Cumbo. “O tripé se partiu em três partes e todos os cabos foram triturados”.
Felizmente, alguns dos cartões SD sobreviveram, o que lhes permitiu criar um vídeo de seu encontro com os gatos selvagens – e um aviso para outras equipes de filmagem que subestimam um grupo de leoas.
Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado