A pandemia do novo coronavírus trouxe enormes mudanças e desafios para todos nós, mas também oportunidades de reflexão e entendimento. Muitas pessoas que ficaram confinadas em quarentena por meses dentro de casa se tornaram mais empáticas com a realidade de milhões de animais que passam suas vidas em cativeiro.
Em igual medida, as medidas de isolamento e quarentena resultaram em consequências positivas não só para o meio ambiente, mas também para incontáveis animais livres em seus habitats, que puderam aproveitar seus espaços sem a presença constante de humanos e a ameaça que nós representamos para eles.
Leia também: Cachorrinha insiste em ficar ‘de guarda’ aonde quer que sua dona vá após ela dar à luz um bebê
Prova disso são os belos leões do Parque Nacional Kruger, na África do Sul. O guarda florestal Richard Sowry estava patrulhando o parque em junho deste ano quando se deparou com algo que não via há décadas.
Richard parou seu veículo porque havia um obstáculo curioso na estrada. Os membros de um bando de leões dormiam pacificamente no meio da estrada. “[…] Eles têm medo de nós. Se eu estivesse com outras pessoas, os leões nunca teriam permitido eu ter chegado tão perto”, disse o guarda florestal.
Normalmente, o Parque Nacional está cheio de turistas. Os animais são cuidados e vivem em seu habitat natural, mas ainda são afetados pela constante visitação humana em seus territórios. “Eles estão apenas ocupando lugares que normalmente evitariam quando há turistas”, disse Richard.
Dormir pacificamente no meio da estrada é algo que esses lindos felinos não fariam normalmente, pois sabem que este é um lugar por onde passam muitos carros. “Em circunstâncias normais, haveria tráfego e isso os empurraria para a selva”, explicou Isaac Phaahla, porta-voz do parque.
Além disso, os leões tendem a ficar escondidos durante o dia e são mais confortáveis explorando à noite. Richard decidiu tirar uma fotografia para capturar esse momento. Com muito cuidado, ele se aproximou até ficar a 500 metros dos leões adormecidos. Aparentemente, eles estavam gostando tanto da soneca que nem suspeitaram da proximidade do guarda florestal.
“As pessoas devem lembrar que este parque ainda é uma área de vida selvagem. Na ausência de humanos, a vida selvagem é mais ativa ”, disse Isaac.
Estas imagens são um excelente lembrete de que a vida selvagem está mais ativa do que nunca e que todos os animais merecem estar em liberdade, bem longe das cadeias e cativeiros.
Leia também: Cadelinha desabrigada passou a vida inteira na rua até finalmente ser adotada
Compartilhe o post com seus amigos! 😉