Chaba nasceu em um pequeno cercado de concreto em um acampamento de elefantes em Chiang Mai, na Tailândia. Sua mãe, chamada BunMa, foi forçada por muito tempo a fazer shows diários para entreter os turistas. O elefante foi forçado a andar de bicicleta, pintar quadros e fazer truques de circo, e esse também poderia ser o destino de Chaba se eles não tivessem sido resgatados pela Save Elephant Foundation.
Quando o pequeno Chaba colocou as patas em uma pequena banheira de plástico pela primeira vez, é possível ver sua excitação e felicidade. Foi uma experiência completamente nova para o bebê que nasceu em cativeiro.
Ry Emmerson, gerente de projeto da Save Elephant Foundation, disse:
“Quando nossa equipe soube da situação de Chaba e sua mãe, BunMa, fomos ao acampamento ver como poderíamos ajudá-los. Encontramos a mãe e o bebê em uma pequena caneta de cimento, sem nenhum enriquecimento, e a mãe em uma corrente curta. Ficou imediatamente claro que ambos estavam com problemas de saúde e precisavam de intervenção urgente”.
Veja também ‘O ucraniano invisível’ – Homem caminha com seu cãozinho por 225 quilômetros fugindo de Mariupol
Graças às negociações realizadas pelo fundador da Save Elephant Foundation, a libertação da mãe e do filho foi alcançada em agosto de 2021. Os socorristas planejavam transportá-los de caminhão para o Parque Natural do Elefante (ENP), mas BunMa estava com medo de ser separada de seu bebê e se recusou firmemente a entrar no veículo.
Ry lembra:
“Decidimos que era mais seguro para eles caminharem até nosso santuário. Após duas horas de caminhada, chegaram à PEV e foram recebidos com um bolo de elefante.”
Veja também Cãozinho resgatado em muito mau estado se recupera totalmente e agora seu pelo brilha como nunca
Após saborear o delicioso bolo de boas vindas, o elefante de 4 meses recebeu seu primeiro banho, e ficou encantado e todos em êxtase ao ver sua felicidade.
O diretor do projeto da Fundação acrescentou:
“Chaba é um verdadeiro bebê da água! Ela adorava mergulhar na água e depois correr de volta para a mamãe para acalmá-la. Agora, ele adora brincar na piscina com sua bola enquanto sua mãe saboreia frutas deliciosas.”
Agora Chaba e sua mãe aproveitam a vida no santuário, eles ficam felizes em vagar pelo local em busca de comida e socializar com outros elefantes, mas sem dúvida para Chaba não há lugar melhor do que sua amada piscina de plástico.
Veja também Cachorrinho fofinho insiste em parar para cheirar todas as flores que vê pela frente
A Fundação Save Elephant escreveu em sua conta no Facebook:
“Ele adora brincar com a água. A mamãe se afasta enquanto ele brinca e tem um momento para relaxar. Ela está ganhando confiança e aprendendo muito.”