A norte-americana Monica Elkhalifa resolveu aproveitar a quarentena para ensinar Akira, seu cachorrinho Shiba Inu de 6 anos (meia-idade canina) a identificar as cores, números e até contar de 0 a 10 por conta própria!
De acordo com a tutora, Akira já não conseguia se manter entretido com caminhadas e brinquedos, demandando outras atividades para manter-se satisfeito e ativo.
Monica ensinou o inteligente cachorrinho a contar até dez, responder perguntas complexas e até resolver problemas de adição – em inglês e japonês. Quando ela mostra uma série de flashcards diferentes com cores, números e formas, Akira pode escolher aquele que corresponde à pergunta de Monica.
Leia também: Desconhecidos fazem vaquinha para idoso que acolheu 28 cachorrinhos de rua em plena pandemia
Com um toque de sua pata, o cão – que sabe mais de 90 palavras – também pode resolver problemas simples de adição apontando para o cartão com a resposta correta.
Akira pode até somar o número de desenhos em um cartão, como três maçãs – e selecionar o cartão com o número que corresponde – e responder com perguntas sim/não.
“Achei que seria divertido ensinar-lhe alguns números – apenas um exercício para mantê-lo ocupado. Fiquei muito feliz quando ele aprendeu o número quatro. Depois disso, ele aprendeu rapidamente de cinco a dez e, conforme ele dominava cada estágio de aprendizado, tive que desenvolver novas ideias para mantê-lo mentalmente ativo e desenvolver as lições anteriores”, afirmou Monica.
“Isso incluiu ensiná-lo a contar, adicionar e misturar cores e objetos, e os cartões de sim e não”, complementou a professora, que mora em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com o marido e os cães Akira e Miko.
Monica começou a treinar Akira ainda jovem, incentivando-o a resolver problemas para receber recompensas, como brinquedos e guloseimas. “Shiba Inus são muito independentes e inteligentes. Eu realmente senti que ele precisava de algo extra além de seus exercícios físicos”, disse a mãe adotiva.
Leia também: Cadela labrador cuida de cordeirinho doente com beijos e muito carinho até ele se recuperar
Akira começou seu aprendizado tocando os cartões de resposta sob comando, então Monica o familiarizou com a forma de um número ou imagem traçando-a com o dedo e dizendo o que era em voz alta.
Em seguida, ela disse que o ensinou a contar com o uso de bolinhas de tênis, também contando-as em volta alta. Embora os cães sejam considerados daltônicos, Akira também foi treinado para reconhecer cores diferentes.
Akira treina cinco vezes por semana em sessões de dez minutos, e sua mamãe disse que isso o está deixando mais calmo e pleno no dia a dia. O próximo desafio é dominar a subtração.
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo: