Nada é melhor do que viajar com um amigo e foi isso mesmo que um par improvável de animais que passeava pelas montanhas de Santa Cruz descobriu no final do ano passado.
Uma câmera ativada por movimento pegou um coiote e seu amigo texugo atravessando uma estrada movimentada. As câmeras foram montadas como parte de um estudo de três anos da Peninsula Open Space Trust (POST) e da Pathways for Wildlife sobre como a vida selvagem interage com as estradas.
Quando Neal Sharma, que lidera a equipe de pesquisadores, viu as imagens pela primeira vez, ficou surpreso.
“Esse é o tipo de interação que alguém como eu pode sonhar”, disse Sharma. “Fiquei sem palavras só por ver esse tipo de relacionamento entre espécies.”
Sabe-se que coiotes e texugos fazem parceria quando caçam – cada um fornecendo um conjunto de habilidades que o outro não possui. A agilidade e a velocidade de um coiote e a escavação especializada do texugo ajudam a tornar cada caçada bem-sucedida.
“Ambos gostam de comer esquilos. Então, se um texugo está esvaziando uma toca, desenterrando coisas, um coiote está esperando nas proximidades, caso um esquilo corra por uma caminho diferente”, disse Sharma. “Então é mutuamente benéfico.”
No vídeo recente, fica claro que esses dois não são apenas conhecidos casuais, mas uma verdadeira equipe. E os animais estavam viajando juntos há algum tempo antes de sua interação lúdica ser capturada na câmera.
“Eles vieram de um lado da estrada, passaram algum tempo e voltaram pelo caminho que vieram”, disse Sharma. “Então, definitivamente, existe um relacionamento aqui e uma linguagem corporal incrível. Isso é maravilhoso.”
No vídeo, o coiote pula de brincadeira e se inclina na direção do texugo, como se estivesse acenando para ele o seguir. O texugo se arrasta atrás do coiote e o par atravessa o cano de esgoto.
Você pode assistir ao vídeo adorável aqui:
Ver esta publicação no Instagram
É claro que os dois estão olhando um pelo outro – quer estejam procurando a próxima refeição ou o lugar perfeito para atravessar a rua.
Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado
Tradução e adaptação por Catioro Reflexivo, da matéria originalmente criada por The Dodo