Nem todos os heróis usam capas. Na verdade, alguns andam sobre quatro patas e conseguem realizar feitos notáveis já no primeiro dia de trabalho!
É o caso de Max, um disciplinado cachorro que foi admitido como policial em Powys, um condado no País de Gales (Reino Unido). Em seu primeiríssimo dia de trabalho, ele surpreendeu a todos ao localizar uma mãe desaparecida e seu bebê.
“Max, nosso cão policial recém-licenciado e seu treinador Peter Lloyd, foram cruciais para rastrear uma moça que estava desaparecida [há 48 horas] em Powys com seu filho pequeno”, escreveu o departamento de polícia de Dyfed-Powys no Facebook.
“Ele foi chamado para o serviço pouco antes do meio-dia de sábado, 1º de agosto, quando a polícia recebeu uma ligação informando que a mãe estava desaparecida e imediatamente iniciou uma busca para encontrar ela e seu filho de um ano.”
De acordo com o inspetor Jonathan Rees-Jones, a mulher não era vista por amigos e familiares há dois dias. Para piorar, seu telefone não estava funcionando. Por conta disso, uma equipe de policiais foi convocada para rastreá-la em busca de seu paradeiro.
Em poucas horas, o carro da mulher foi encontrado em uma estrada rumo às montanhas de Powys, e embora essa fosse uma pista importante para descobrir a localização dela, ainda havia uma vasta área a cobrir.
“É aqui que as habilidades de rastreamento de Max entraram em jogo. Apesar de ter se licenciado recentemente, e estar em seu primeiro turno operacional, ele imediatamente iniciou uma busca em área aberta”, explicou o inspetor Jonathan Rees-Jones.
“Max é um cão de uso geral, que será convocado principalmente para rastrear e localizar pessoas em prédios e ao ar livre, rastrear propriedades descartadas e rastrear e deter suspeitos”.
“Max e o policial Lloyd percorreram uma distância significativa e, por volta das 13h30, guiado pelo cão, o oficial avistou a mulher desaparecida acenando para obter ajuda perto de uma ravina íngreme na encosta da montanha. Ela foi ajudada a descer e providências foram tomadas para que ela e seu bebê fossem examinados por um médico do Resgate da Montanha e pelo serviço de ambulância ”, concluiu o inspetor. Parabéns, Max!