Gintarė Bertauskienė, veterinária e cuidadora de cães que mora em Kaunas, Lituânia, sempre quis ter um cachorro Komondor desde criança, quando recebeu um cartão postal de Natal com a imagem de um adorável e enorme Komondor.
Quando cresceu, conseguiu realizar seu sonho e agora é mãe de um dos dois cães desta raça linda. Em uma certa vez, resolveu gravar seu animal de estimação enquanto se divertia nadando em um lago e publicou em sua conta no Instagram. O que ela não esperava era que o vídeo viralizasse rapidamente.
A postagem teve mais de 32 mil visualizações e serviu para ajudar a cobrir as despesas de uma cirurgia que Hanga precisava. Essa enorme garota desgrenhada e com aparência de esfregão costuma receber muita atenção das pessoas na rua.
“Às vezes fazemos nossas viagens à cidade à noite apenas para evitar toda a atenção. Hanga é um cão muito protetor e desconfia de estranhos. Se houver muitos deles, pode ficar nervosa“.
O caráter da raça Komondor é protetor, eles são cães passivos em geral, mas normalmente são criados para proteger o gado e seu instinto é sempre está em alerta para agir apenas quando sentirem que seu espaço é invadido ou ameaçados.
Gintare ama seu enorme animal de estimação, que encontrou na Hungria há sete anos. Ela lembra que dirigiu 1.300 milhas apenas para levá-la para casa.
O komondor requer treinamento – são muito habilidosos para aprender e, devido ao seu temperamento, tamanho e agilidade, é recomendável que eles comecem a ensiná-lo quando ainda são filhotes – entre 4 e 8 meses.
A pelagem desta raça de cães geralmente é curta e fofa, as características dos dreadlocks crescem com a maturidade do cão, adquirindo a forma que os caracteriza, e isso pode levar até 6 anos; é necessário algum cuidado para manter a pelagem perfeita e em boas condições.
Gintarė está muito feliz por ter Hanga ao seu lado – ela gosta de levá-la para passear e o cachorro enorme cuida dela e de sua família protegendo-as.