[VÍDEO] Zoológico na China assume que pintou cachorros para parecerem com pandas
O zoológico de Shanwei, na China, reconheceu que tingiu a pelagem de dois cães para que parecessem ursos panda. A agência de notícias AsiaWire informou que, com a intenção de elevar a popularidade do parque, os colaboradores do local aplicaram tinta em cães da raça Chow Chow.
A situação foi descoberta quando os visitantes estranharam os animais ao notarem que eles começaram a latir e pareciam ofegantes, e, por isso, solicitaram a devolução do dinheiro. Quando questionada, a instituição declarou que se comprometeu a apresentar “animais raros e exóticos” ao público. Assim, a defesa da instituição se baseia na afirmação de que não houve engano.
De acordo com os funcionários, eles apenas informaram os visitantes de que os animais eram “cachorros-panda”, e não ursos panda. Contudo, posteriormente, a empresa admitiu que tingia a pelagem dos cães. Veja:
@thesun O visitante do zoológico na China exigiu a devolução do dinheiro quando dois ‘pandas’ em um recinto, de forma estranha, começaram a latir #notícias #viraltiktok #vídeo_viral #vídeocomico #hilário #pet #cachorro #animal #zoológico #momentosmalucos ♬ som original – The Sun
Outro caso
Recentemente, em maio, o zoológico de Taizhou, também na China, adotou a mesma prática, sendo criticado na época por tingir dois cães da raça Chow Chow para que parecessem pandas. Um porta-voz da instituição declarou, no entanto, que não houve prejuízo para os cães. “Pessoas normais tingem o cabelo. Os cães também podem tingir a pelagem. É a mesma coisa que cabelo”, justificou.
Cachorro como leão
Esses não foram os únicos casos em que zoológicos na China enfrentaram críticas por representações enganosas de animais. Em um outro episódio, em 2013, um zoológico em Henan foi denunciado por tentar fazer um Mastim tibetano passar por um leão. Os visitantes ficaram irados ao perceber que um dos animais em uma das jaulas era, na verdade, um cachorro, mesmo com uma placa claramente informando o contrário. Ativistas de direitos dos animais relataram maus-tratos. Na China, não há regulamentação que proteja o bem-estar animal.