Socorristas enviam câmera por cano estreito e encontram filhotinho assustado tremendo lá dentro
Quando um grupinho de cachorrinhos ficou preso recentemente no subsolo, perdidos em um sistema de esgoto sob San Antonio, no Texas, eles começaram a latir, na esperança de que alguém os ouvisse.
“Os filhotes podiam ser ouvidos uivando e chorando da rua”, contou Lisa Norwood, gerente de relações públicas dos Serviços de Cuidados com Animais de San Antonio, ao site The Dodo.
Logo, socorristas do Corpo de Bombeiros de San Antonio e do Sistema de Água de San Antonio chegaram ao local, resgatando rapidamente dois dos filhotes. No entanto, um deles, que depois foi chamado de Damsel, continuava preso e sem chances de sair sozinho.
“Damsel aparentemente ficou muito assustada e foi se afastando cada vez mais para dentro do esgoto até alcançar a tubulação principal”, disse Norwood. “Isso era muito preocupante, porque a linha principal de esgoto está sempre em uso e cheia de águas residuais e esgoto bruto.”
Os socorristas usaram câmeras robóticas e equipamentos de imagem para localizar Damsel dentro dos canos. Finalmente, eles a encontraram sob uma tampa de bueiro. A equipe removeu a tampa, abaixou um balde na escuridão e usou a câmera robótica para gentilmente empurrar a filhote em direção ao balde, para que fosse retirada com segurança.
De volta à superfície, Damsel foi entregue a um agente dos Serviços de Cuidados com Animais de San Antonio, que a levou rapidamente a uma clínica de emergência noturna.
“Ela estava quieta, tremendo e cansada após o sucedido”, disse Norwood. “Além disso, ela não estava cheirando muito bem!”
Felizmente, os veterinários logo confirmaram que a filhote de 6 semanas estava bem.
Hoje, Damsel está segura com sua amorosa mãe adotiva, que garante que a pequena tenha tudo de que precisa para prosperar. Está claro que os dias de medo e incerteza de Damsel acabaram para sempre.
“Damsel pode ter tido um começo difícil”, disse Norwood. “Mas ela teve um final feliz.”