Cachorrinho fica vários dias do lado do seu falecido tutor até que foi salvo: “Protegeu-o até o fim”
Canelo pode ser pequeno, mas o carinho que sente pela sua família é imensurável. O cão de pequeno porte foi encontrado no final de outubro dentro da van onde residia com seu antigo dono, um imigrante de 70 anos. Naquele momento, seu responsável foi encontrado sem vida, e o cãozinho ladrava para todos que se aproximavam. Agora, ele está se adaptando a viver novamente com o apoio de um grupo de resgate.
“Ele não era muito amigável e tentava morder todos”, relatou Mell Garcia, fundadora da associação Mell’s Mutt, ao portal de notícias YourCentralValley. “Somente ao levá-lo a uma clínica veterinária é que percebemos que ele estava em choque e muito assustado.” A protetora soube da história de Canelo através de um e-mail que recebeu do centro de acolhimento de Fresno, na Califórnia, EUA, que semanalmente solicita a ajuda de resgates locais para acolher casos mais delicados.
Entre todos os animais na lista, o olhar triste e amedrontado de Canelo se destacou para Mell. A descrição do cão, que enfatizava seu comportamento agressivo, não foi o suficiente para afastar a voluntária. Através disso, Mell descobriu a tragédia que havia ocorrido.
Canelo estava vivendo em uma van com seu tutor, um “imigrante ilegal” que todos os dias estacionava próximo a uma concessionária e saía pela manhã. Entretanto, quando os funcionários notaram que o veículo estava no mesmo lugar há vários dias, decidiram investigar. Assim, descobriram a morte do homem idoso e a presença do cão.
Quando Mell decidiu acolhê-lo, o centro de acolhimento queria garantir que a protetora estava realmente pronta para cuidar do cão, que era um “infeliz que tentava morder todos”. No entanto, Mell sabia que Canelo apenas necessitava de uma chance.
Há aproximadamente uma semana, quando foi resgatar Canelo, Mell compartilhou o primeiro vídeo do cão no TikTok, que rapidamente se tornou viral. “Nunca vi um cão com um olhar assim. Parece que está sentindo emoções infinitas”, destacou uma usuária.
A voluntária acrescentou: “Gostaria de poder tirar toda a tristeza dele. Descobri que Canelo era realmente amado por seu tutor idoso e prometo que farei o meu melhor para ajudá-lo da mesma forma que gostaria que alguém ajudasse meus cães se eu estivesse na mesma situação”.
@mellsmutts Este é Canelo…. ele foi encontrado em um carro protegendo seu proprietário que havia falecido. Eu realmente gostaria de poder tirar toda a sua tristeza. Passei o dia todo fazendo ligações e enviando mensagens para pessoas, polícia, até mesmo para a empresa que acionou a verificação de bem-estar quando o proprietário morreu. Descobri que Canelo era verdadeiramente amado por seu proprietário idoso e prometo que farei o meu melhor para ajudar Canelo da forma que eu gostaria que alguém ajudasse meus cães se o mesmo acontecesse comigo #mellsmutts #canelo #coração partido #cães são melhores que humanos #amorde cães #Fiel até o fim #resgatedecães #euamomeucão #Fresno #descanse em paz #coração partido #granvillehomeofhope #eu te tenho ♬ Música Triste – Max-Music
Em um vídeo mais recente, compartilhado na quarta-feira, 6 de novembro, Canelo já aparenta ser outro. Embora ainda esteja um pouco assustado, o pequeno já abana o rabo e busca carinho. “Agradeço a todos que estão orando e pensando em mim. Eu voltarei a ser feliz, só preciso de um pouco de tempo e paciência”, escreveu Mell em uma mensagem como se fosse o cão.
A voluntária conversou com a polícia e descobriu que o antigo tutor do cão faleceu de um infarto. Quando as autoridades chegaram ao local, Canelo se escondeu debaixo da van, o que tornou seu resgate ainda mais complicado. Somente após horas de tentativas para capturá-lo, conseguiram levá-lo até o centro de acolhimento.
“Um cão como este não teria sobrevivido [no sistema]”, confessou à revista “Newsweek”, acrescentando que se Canelo não tivesse sido resgatado, ele provavelmente teria sido eutanasiado devido ao seu comportamento agressivo. “Não vou mentir, ele parecia assustador. Estava muito amedrontado e parecia irritado”, lembrou.
Após a primeira visita ao veterinário, a protetora descobriu através do microchip que Canelo estava com seu tutor desde 2019, no mínimo. O cão será reabilitado antes de ser colocado para adoção. Até lá, Mell planeja fazer o possível para trazer o “sorriso” de volta ao rosto do pequeno.