Rita adota Labrador sênior e busca apoio para cuidados de Blake
Algumas pessoas afirmam que nunca é tarde demais para amar, e a história de Blake é um exemplo claro dessa afirmação. Após ser devolvido em duas ocasiões, o Labrador de 12 anos encontrou um lar amoroso com Rita Carvalho em 2021. No entanto, ele enfrenta um período complicado e sua tutora está angustiada em ajudá-lo, pois, mesmo com a doença, ele está “sempre bem disposto”.
Há aproximadamente 20 dias, o cão parou de se alimentar, apresentou febre e diarreia. Rita, de 32 anos, teve que ir rapidamente ao Hospital Veterinário Baixo Vouga em Águeda, onde foi informada de que seu amigo estava “perdendo músculos” e apresentava dificuldades para se mover. Devido à sua idade avançada, ele não pode ser submetido a uma cirurgia, e a única esperança é um medicamento anti-inflamatório em forma de comprimido que custa 20€ por semana, conforme relatou a tutora.
“Não é uma opção operá-lo, pois ele não suportaria a anestesia”, explica a terapeuta operacional à PiT, que atualmente está desempregada. “Ele está sendo acompanhado por uma equipe de dez médicos que ficam admirados, pois ele está sempre bem disposto”.
Para conseguir o dinheiro necessário para continuar o tratamento de Blake, a tutora criou uma página na plataforma PPL. As doações também podem ser feitas por meio do MbWay (913406762); IBAN (PT50 0010 0000 6099 0860 0013 2) ou NIB (0010 0000 6099 0860 0013 2).
Rita adotou o Labrador em 2021, em um momento de luto pela perda de seu antigo cão, Simba. Naquela época, a tutora, que é de Aveiro, se deparou com um chamado da Labrador Retriever Rescue Portugal no Facebook e se apaixonou por Blake. Ele havia sido devolvido duas vezes devido a outros problemas de saúde que apresentava.
Além da perda de músculos e da paralisia das patas traseiras, o cão também enfrenta gastrite crônica (uma inflamação da mucosa do estômago) e só consegue se alimentar de ração hipoalergênica. A tutora explica que, assim como o medicamento que Blake terá que usar por toda a vida, é “extremamente caro” e não possui condições de arcar com esses custos.
Rita recebeu apoio da Labrador Retriever Rescue Portugal, que organizou uma rifa para um sorteio de uma máquina de secar, o que a ajudou a quitar parte das dívidas veterinárias de Blake, mas ainda necessita de assistência para continuar o tratamento de seu melhor amigo. É possível que o cão também precise de injeções mensais, que custarão 75€ cada.
Você pode acompanhar o cão através do Facebook da tutora.